O TERRENO

O Retiro Kyriri é, acima de tudo, reconhecido como Área de Proteção Ambiental, numa região selvagem e natural às portas da Chapada Diamantina, no Estado da Bahia, Brasil.

O fundador comprou este terreno de 50 hectares com um objetivo bastante específico: preservar as vias hídricas e 14,5 hectares de florestas naturais, reconhecidas e registradas como uma Reserva Natural, e reflorestar os 35 hectares da Área de Proteção Ambiental.

 

 

O LOCAL

O local encontrava-se abandonado depois de ter sofrido desmatamento e intenso cultivo, além de vários incêndios. O local tem uma majestosa cachoeira, cercada por uma piscina natural. Nos últimos quatro anos foi construído um edifício para o estabelecimento de um Zen Dojo (dedicado à prática do Zen), e uma parte foi dedicada à agricultura sintrópica, para produzir alimentos suficientes para garantir a autonomia alimentar dos residentes.

O EDIFÍCIO 

Em 2014 foi construído um edifício no terreno. Ele contém um quarto, um dormitório, um Zen Do, uma cozinha, dois banheiros, um galinheiro e uma luxuoso jardim. A partir do edifício há uma vista deslumbrante das montanhas da região. Em breve, outros espaços habitáveis serão construídos para acomodar visitantes.

NOSSA HISTÓRIA 

Franck FROUARD, um praticante de Zen que viveu no Japão durante 16 anos e já está no Brasil há cinco, está realizando seu sonho. Daqui a dois anos, mais ou menos, o objetivo é receber visitantes em busca de paz interior. O Centro vai oferecer retiros onde os participantes terão a oportunidade de praticar Zen, trabalhar na lavoura e ter acesso a remédios naturais.

A RESERVA NATURAL

A Reserva Natural, legalmente classificada e reconhecida, inclui 14,5 hectares de espaço selvagem natural, numa Área Protegida de 50 hectares, situada aos pés da Chapada Diamantina. A região é conhecida por seus imensos espaços selvagens e paisagens espetaculares. É considerada uma das regiões de caminhadas mais lindas da América do Sul.

 

A CIDADE DE IBICOARA

O local fica a 9 quilômetros de Ibicoara, uma cidade situada a mil metros de altitude no Estado da Bahia, a 400 quilômetros da costa leste do Brasil. O clima local é quente, ensolarado e árido, e a temperatura média gira em torno dos 25 a 30oC. O local é acessível apenas através de uma estrada de terra, o que o torna bastante isolado, quieto e calmo para os moradores.

 

UM VALE DE QUARTZO 

Uma das especificações deste paraíso é a abundância de quartzo no solo. Esta particularidade geológica dá ao local propriedades energéticas bastante específicas.

A presença de tanto quartzo no solo e em sua superfície atua como um amplificador vibratório, fortalecendo as propriedades geobiológicas do terreno e permitindo o estabelecimento de sutis conexões.

A CACHOEIRA

Por último, mas não por menos, o terreno tem uma linda cachoeira e uma grande piscina natural privada, onde a força do elemento Água é utilizado no processo de cura. A cachoeira oferece um espetáculo quieto, música relaxante, e também hidromassagem natural que acentua o processo de limpeza e sutis purificações num lindo vale de quartzo. Uma verdadeira dádiva da natureza, oferecida com a Graça...