THibault Luycx 

Vice-Président

Communication et Organisation

 

 

Email : thibault@retiro-kyriri.com          

A EQUIPE

O projeto foi criado por Franck Frouard em 2013 e depois contou com a participação de Thibault Luycx. Eles se conheceram no Peru e desde então são amigos.

Franck nasceu na França e morou no Japão por 16 anos, antes de se mudar para o Brasil. Thibault é belga e passou cinco anos com os índios Shipibo, no lado peruano da Amazônia.

FRANCK FROUARD

Président

 

Email : thibault@retiro-kyriri.com          

 

FRANCK FROUARD 

Proprietário e fundador do Retiro Kyriri

Franck pratica Zen desde 1992. Ele fez suas promessas Bodhisattva em 2011. Natural da France, passou 14 anos no Japão estudando com o Mestre Miyura, que acabou sugerindo que ele criasse um dojo Zen para ensinar a prática Zen.

 

Depois de ensinar na França, Franck se mudou para o Japão onde tornou-se um professor independente de francês. Sua infatigável busca pelo autoconhecimento o levou a várias escolas de iniciação na Europa, no Brasil, na Índia, no Peru e no Japão. 

Em 2008 sua jornada interior o levou ao Peru. O trabalho com plantas sagradas acelerou a destruição de suas ilusões, trazendo um silencio interior para o Caminho do Zen, que ele já praticava há 20 anos.

Depois dos dramáticos eventos em Fukushima, Franck começou a procurar terras no Brasil e, em 2013 ele comprou o terreno que viria a ser o Retiro Kyriri em 2017.

Desde que se mudou para o Brasil Franck vem desenvolvendo seus talentos como curandeiro e magnetizador, oferencendo-os gratuitamente aos pobres, viciados em drogas e pessoas necessitadas da região.

Seus ensinamentos são afiados como uma espada japonesa (katana), e ele não apenas é seco como o Caminho do Zen, mas também tem calor no coração, como a energia de Cristo. Seu agudo discernimento e profundo conhecimento dos mecanismos da mente humana fazem dele um guia hábil para quem quiser cultivar o silencio interior.

No Retiro Kyriri, Franck cuida dos ensinamentos Zen e da evolução do projeto.

 

THIBAULT LUYCX

 

Thibault conheceu Franck durante uma de suas viagens à tribo dos índios Shipibo, no Peru, em 2012-2013.

Foi um encontro decisivo em sua evolução pessoal. Thibault tinha acabado de sair da Bélgica depois de estudar por seis anos na Universidade de Bruxelas, e estava apenas começando sua jornada interior.

Depois de organizar vários projetos de eventos, Thibault decidiu realizar uma longa iniciação com os índios Shipibo para tornar-se um curandeiro.

Para isso ele passou cinco longos anos em isolamento total na floresta amazônica, fazendo viagens à Europa, durante este período, para oferecer e praticar os ensinamentos que recebera na floresta.

Thibault descobriu os ensinamentos de Zen Soto com Franck em 2013, e desde então dedicou-se à prática diária, com intensos períodos de meditação durante a longa dieta de plantas que cumpriu sozinho na floresta. Assim como Franck, Thibault descobriu os vários benefícios de combinar os ensinamentos do Caminho do Zen com os ensinamentos das Plantas Mestres da Amazônia.

Em 2017, seu caminho se cruzou com o de Franck mais uma vez, depois que ele terminou de receber a transmissão de seus mestres Shipibo no Peru. Ele aceitou de bom grado a proposta de Franck para ajudar na criação e gestão do Retiro Kyriri, realizando seu sonho: encontrar um lugar quieto, isolado e selvagem para viver e criar um oásis dedicado à elevação da consciência, à preservação da natureza e à cura, ao mesmo tempo levando uma vida simples e sadia.

No Retiro Kyriri, Thibault cuida da organização das visitas e da comunicação do centro.